Avicultura

Quer se destacar no negócio de avicultura? Confira nossas dicas!

Escrito por Marcelo Raimundo

A agropecuária sempre teve uma parcela expressiva na arrecadação do PIB brasileiro e, no último ano, o setor teve um aumento significativo de 13%. Consolidando-se como a maior fonte geradora de empregos no país, a agroindústria evidencia e fortalece sua importância na economia nacional.

Desses, o negócio de avicultura é o mais promissor, dada a sua viabilidade econômica e sua impressionante taxa de crescimento. Continue a leitura, confira nossas dicas e saiba como se destacar nessa área!

Mercado próspero e em ascensão

Na última década, a atividade avícola alcançou os altos patamares do mercado, e o Brasil se tornou o maior exportador e o segundo maior produtor de carne de frango do mundo. Um dos motivos que alavanca a prática é que o seu sistema produtivo tem um ciclo mais rápido e menos custoso, tornando o produto final mais acessível ao consumidor. No mercado nacional, o frango supera as vendas de carne bovina e suína.

A liderança brasileira na comercialização com 150 países se deve à elevada qualidade do nosso produto, que corresponde aos padrões de exigência dos compradores. E a previsão é de que a avicultura continue em ascensão nos próximos anos.

Diante desse cenário, quais são as diretrizes que o empreendedor que deseja se destacar no negócio de avicultura precisa ter como prioridades? Veja a seguir.

Dicas para se destacar no negócio de avicultura

Acompanhar os avanços e se atualizar

A tecnologia tem desempenhado um papel muito importante no crescimento da indústria avícola. Desde o melhoramento genético das aves, o desenvolvimento de rações que tornem mais eficiente a absorção dos nutrientes e a busca pelo conforto animal até o uso da internet para integrar todos os sistemas (IoT): toda a cadeia produtiva está voltada para as mudanças que proporcionam a maior qualidade do produto final.

Assim, o avicultor que almeja conquistar espaço no mercado e ainda fortalecer a sua marca deve estar atento às inovações, tanto sobre as técnicas quanto sobre manejo animal. O empreendedor que tem personalidade visionária está em constante atualização.

Focar no bem-estar animal

O segredo para o sucesso na agropecuária tem base no conforto dos animais. Eles têm características geneticamente selecionadas para melhorar a sua eficiência alimentar e, assim, converter os nutrientes ingeridos em carne e ovos de qualidade. Contudo, os frangos só atingirão todo o seu potencial genético se estiverem em um ambiente que lhes proporcione bem-estar.

As aves são muito sensíveis às mudanças de temperatura, mas principalmente ao calor excessivo. A zona de conforto gira em torno de 21°C a 23°C e, quando as condições ambientais dos galpões não estão adequadas, os animais entram em estresse térmico. Com isso, uma série de alterações metabólicas se inicia comprometendo a qualidade dos produtos e podendo causar a morte de todo o plantel.

Fica claro, portanto, a importância de ajustar de maneira ideal a temperatura e a umidade do galpão. Quando a ambiência é estabelecida, os frangos se alimentam bem e não há gasto energético para manter a sua temperatura corporal. Com o seu organismo funcionando em harmonia, a produtividade aumenta e o ROI é maior.

Investir em infraestrutura de qualidade

Visto que as condições do microclima da granja têm uma função primordial no conforto animal e na lucratividade do negócio de avicultura, o investimento em equipamentos de qualidade faz toda a diferença. Instalar ventiladores de excelência, por exemplo, que tenham a vazão de ar ideal, não gerem ruídos e não consumam muita energia elétrica é uma decisão sensata sobre o custo-benefício do maquinário e garante a ambiência do aviário.

Um bom equipamento é aquele que alia a boa oxigenação nos galpões e a baixa produção de ruído a um motor com alta eficiência energética. Além disso, adquirir um maquinário que demande pouca manutenção gera segurança e economia ao produtor.

Buscar uma equipe qualificada

Além das instalações apropriadas da granja, é preciso ter boas práticas de manejo animal. Formar uma equipe de técnicos e veterinários que conheçam as particularidades dos animais, que mantenham o status sanitário da granja e saibam como agir frente às eventuais adversidades deve fazer parte do conjunto de diretrizes da empresa.

Ter responsabilidade ambiental

Manter-se atualizado no agronegócio também envolve estar a par do comportamento dos consumidores. Cada vez mais conscientes, eles esperam responsabilidade dos avicultores e buscam por produtos de qualidade que tenham sido gerados sob as normas éticas do bem-estar animal.

Uma fazenda é produtiva quando seu empreendedor tem uma visão ampla e global sobre sustentabilidade e gerenciamento de recursos. Muitas propriedades procuram implantar fontes alternativas de energia, como a solar e a biomassa — utilizando recursos oriundos de produtores com os mesmos ideais ou insumos produzidos na própria fazenda.

Ter um bom fornecedor

Se você está planejando fazer melhorias para a propriedade, certamente quer ter a segurança de que o investimento trará retorno e não causará prejuízos. Para tal, é preciso pesquisar, se informar e procurar quem é referência no mercado da agroindústria. Encontre um fornecedor que tenha experiência e tradição no assunto e que encare com seriedade e comprometimento o lucro do seu negócio.

A Marangoni possui laboratórios com equipe especializada capaz de estudar, testar, criar e aprimorar equipamentos que asseguram as boas condições dentro dos galpões. Os ventiladores são construídos com materiais de qualidade, conferindo robustez e baixa manutenção. A empresa é totalmente nacional, garantindo disponibilidade e atendimento imediato, caso seja necessário.

Sabemos as necessidades e as dificuldades que os avicultores brasileiros enfrentam com as variações climáticas, especialmente as altas temperaturas do verão. Desse modo, o empreendedor pode ter confiança e credibilidade nos nossos serviços. Além disso, nossas pesquisas e oficinas permitem desenvolver e fabricar o equipamento que se adeque à situação do cliente.

A indústria avícola brasileira alcançou o alto escalão do comércio internacional graças aos avicultores que entenderam as exigências dos consumidores e se adequaram às regras sanitárias e às questões humanitárias e ambientais. Souberam, assim, inovar o seu negócio e atender às expectativas do mercado, gerando lucro com produtos de qualidade.

Gostou da leitura do nosso artigo? Esperamos que sim! Você deseja saber as atualidades e ter mais informações para impulsionar seu negócio de avicultura? Então assine nossa newsletter e receba nossas dicas em primeira mão! 

Deixar comentário.

Share This