Avicultura

Quais são os métodos de descarte de aves? Entenda

Escrito por Marcelo Raimundo

O setor de avicultura, considerado um dos mais promissores do Brasil, está sempre em busca de soluções para alguns inconvenientes que surgem nessa atividade — sobretudo para aqueles relacionados à mortalidade dos animais. O descarte de aves é atualmente um desses problemas, que requer total atenção para que a opção, entre os métodos existentes, seja a melhor possível.

Conforme estatísticas, cerca de 3% das aves, pertencentes a um lote de produção, morrem antes mesmo de serem abatidas. Os motivos são muitos, mas o que se destaca é o calor excessivo. No entanto, esse percentual de mortalidade é considerado normal entre os avicultores, uma vez que faz parte da rotina dessa atividade.

O dilema maior, neste caso, é quanto à forma de descarte. Existem algumas práticas mais utilizadas, como compostagem, incineração e fossa séptica. Continue a leitura e confira!

Compostagem

Essa medida de descarte é uma das mais utilizadas pelo setor de avicultura, visto que se manejada de forma adequada não produzirá odores desagradáveis e surtirá ótimos resultados — como o uso de seu produto final na adubagem.

A composteira deve ser projetada para funcionar em um local de fácil acesso e, pelo menos, a 10 metros do aviário. Seu piso deve ser feito em alvenaria, o que torna o processo mais seguro.

Esse método é feito misturando-se esterco seco, carcaça de aves e uma fonte de carbono (que fornece energia para a compostagem, evita que a massa se compacte e contribui para as minhocas respirarem), que pode ser grimpa de pínus, capim seco, podas de jardim (galhos e folhas secas), serragem, feno, entre outros.

Após isso, adiciona-se uma camada de carcaça de aves, cuidando para que seja deixado um espaço de 15 cm entre elas e a parede de alvenaria da compostagem. Essa mistura resulta em um composto muito nutritivo para adubagem.

Vantagem: além de produzir um adubo de baixo custo para as lavouras, garante um descarte ecologicamente correto, uma vez que não contamina o solo.

Desvantagem: diante ao tamanho das granjas e da população de aves, criou-se um problema devido à capacidade das composteiras, abrindo espaço para que os produtores busquem outros métodos de descarte.

Incineração

Devido às dificuldades que alguns avicultores encontram ao adotar a técnica da compostagem — como o tamanho do aviário e a superpopulação de aves — a incineração surge como segunda alternativa para a eliminação de carcaças.

O método consiste em colocar as aves mortas em um equipamento apropriado que atinge elevadas temperaturas. Com isso, obtém-se apenas cinzas que representam um volume bem menor.

Vantagem: a técnica reduz o volume dos descartes, tornando tudo mais simples para o produtor, desde o manejo até o descarte das cinzas. Além disso, é considerada uma prática segura quanto a questões sanitárias.

Desvantagem: além de gerar custo com o equipamento de incineração, ocorrem ainda despesas com o combustível. Os gases emitidos durante tal processo também representam uma desvantagem, causando danos ao meio ambiente.

Fossa séptica para descarte de aves

É um método que já foi muito praticado, mas que hoje é amplamente combatido e até proibido por lei em algumas regiões do país. Tal prática traz grandes riscos de contaminação do solo e dos lençóis freáticos, originando danos para o meio ambiente.

Vantagem: não há riscos de atrair moscas, entre outros animais.

Desvantagens: a maior delas é o dano ao meio ambiente, porque ao vazar chorume ocorre a contaminação do solo. Outra desvantagem é o fato de ser ilegal em algumas regiões do país.

Medidas de biossegurança

Essa é uma ação que deve ocorrer de forma rotineira. Trata-se do combate aos principais vetores das doenças por meio de métodos de  higienização e limpeza das instalações, assim como do controle dos insumos e materiais. Vale lembrar da importância dos programas de vermifugação e vacinação que devem ser previamente elaborados.

Não existe no Brasil uma legislação específica que regulamente o melhor destino para o descarte de aves. No entanto, podemos concluir que é possível escolher o melhor método e, assim, utilizá-lo de acordo com as necessidades de cada produtor.

Você gostou deste post sobre as formas de descarte de animais da avicultura? Aproveite a visita e assine nossa newsletter, recebendo em sua caixa de entrada outros artigos relevantes como este!

Deixar comentário.

Share This