Conforto Animal

Por que escolher os ventiladores de conforto animal da Marangoni?

Escrito por Marcelo Raimundo

O setor da agroindústria tem uma importância significativa e, há muito tempo, bem estabelecida na economia brasileira. O país ocupa o primeiro lugar na exportação de carne de aves e a quarta posição na carne suína, além de a produção de laticínios ter alta relevância também. O crescimento desse mercado se deve principalmente ao investimento em equipamentos que aumentam o bem-estar dos lotes em criação, como os ventiladores de conforto animal.

O desempenho dos animais está diretamente ligado às circunstâncias em que eles são acondicionados. Nesse sentido, quanto mais confortáveis eles estiverem, maior será a sua produtividade e, consequentemente, maior será a rentabilidade do negócio.

Pensando nisso, preparamos este artigo para você que quer entender melhor a importância de investir em bons equipamentos em seu negócio. Quer saber por que escolher os ventiladores de conforto animal da Marangoni? Continue conosco e boa leitura!

A importância dos ventiladores de conforto animal na produtividade

Quando se fala em conforto animal, o que se deve ter em mente é o conjunto de diretrizes que garantem o bem-estar animal. Segundo esses preceitos, eles devem estar livres:

  1. de medo e estresse
  2. de fome e sede;
  3. de qualquer desconforto;
  4. de dor, doenças e lesões;
  5. para expressar seu comportamento natural.

Pensando na agroindústria, é essencial que se compreenda a biologia (fisiologia e comportamento) de cada animal, provendo as exigências de cada espécie com que se trabalha.

Pecuária leiteira

Como todos os mamíferos, as vacas são homeotérmicas, ou seja, conseguem manter sua temperatura interna constante, desde que a amplitude térmica não seja muito variável. Ruminantes são bastante sensíveis às variações climáticas e, quando criados soltos, procuram ambientes que lhes deixem confortáveis, como sombra de árvores e lugares cobertos e arejados.

Os animais que vivem em confinamento não têm essa possibilidade de procurar um lugar mais agradável quando se trata de conforto térmico. Por essa razão, é imprescindível que as instalações sejam muito bem ventiladas.

Quando as vacas estão em sua temperatura corporal ideal, a produção de leite aumenta. O processo de elaboração do leite atua na geração de calor do corpo do animal e isso significa que os prolíferos têm a tendência de produzir mais calor.

Entendendo esse ciclo, fica evidente a suma importância de mantê-las em um ambiente excepcionalmente bem ventilado, que esteja sempre com a temperatura constante. Assim, a troca de calor com o meio será mínima e o desempenho do gado será maior.

Avicultura

As aves também são homeotermos e, portanto, sensíveis à variação na temperatura ambiental. Mudanças bruscas nas condições da atmosfera dos galpões podem colocar lotes inteiros em risco, causando um grande prejuízo.

Os ventiladores nos abrigos são extremamente necessários, pois, além de manter a temperatura constante, eles evitam o alto índice de umidade, decorrente da respiração dos frangos e de seus excrementos.

A ventilação renova e preserva a oxigenação, eliminando os gases provenientes do metabolismo dos animais, cujo acúmulo é prejudicial tanto para as aves quanto para o quadro de funcionários que lida com elas.

Outra conveniência dos ventiladores é a de providenciar um ambiente mais silencioso, com baixo ruídos. Os frangos são muito suscetíveis ao estresse causado pela poluição sonora que o maquinário pode causar. Desse modo, ventiladores bem projetados asseguram o bem-estar dos animais.

Suinocultura

Porcos são animais inteligentes e bastante sensíveis às alterações no meio em que vivem. A elevação da temperatura a níveis superiores a 24 °C e a simples troca de tratador podem provocar extremo desconforto e estresse metabólico.

Existe uma correlação entre o acréscimo da temperatura e a ampliação de ruídos emitidos pelos animais. A agitação causada pelo estresse térmico e sonoro culmina em um desencadeamento de produção e secreção de hormônios que diminuem, consideravelmente, a produtividade e a fertilidade do plantel.

É necessário, também, um sistema de ventilação inteligente e eficaz que seja capaz de acondicionar adequadamente à porca e aos leitões, que exigem condições diferentes nos galpões de maternidade. Além disso, o complexo de arejamento deve ser silencioso para não assustar os filhotes.

Como são os ventiladores de conforto animal da Marangoni

Os ventiladores Marangoni são fabricados com matéria-prima de qualidade e elaborados por meio de uma extensa pesquisa em desenvolvimento, para serem eficazes quanto à vazão, à baixa emissão de ruído e ao baixo consumo de energia.

O estudo de dinâmica de fluídos permite que os ventiladores bem projetados sejam capazes de retirar calorias do ambiente e resfriá-lo, com o menor gasto de energia possível.

O resultado disso são ventiladores emitindo 15% menos ruído que os modelos disponíveis no mercado e uma vazão 42% superior aos equipamentos fornecidos pela concorrência.

Por que escolher a Marangoni

A Marangoni tem como principais alicerces a ética animal e a responsabilidade ambiental aliadas ao comprometimento com a fabricação de equipamentos de ponta e a integração com clientes que possuam os mesmos valores.

Como uma empresa totalmente nacional, sabemos que o Brasil possui um altíssimo potencial para o agronegócio devido às suas terras férteis e extensas. Entretanto, o clima tropical que abrange a maior parte do país é um desafio para os empreendedores.

Nossa empresa entra no mercado de ventiladores de conforto animal desenvolvendo equipamentos com toda a perícia, competência e experiência respaldada na tradição construída ao longo de mais de 70 anos de história, visando contornar as adversidades encarando-as como estímulos para o avanço.

Visando sempre o baixo impacto ambiental, os ventiladores Marangoni trabalham em conjunto com fontes de energias limpas, como painéis fotovoltaicos para captação de energia solar. Assim, o consumo de energia é reduzido, resultando no baixo custo de produção e consequente aumento do ROI.

O processo de fabricação dos ventiladores Marangoni é totalmente brasileiro. No laboratório, temos pesquisas de desenvolvimento em constante andamento, focadas em diferentes áreas e lideradas por especialistas. Assim sendo, a Marangoni é capaz de criar e aprimorar qualquer modelo de ventilador, adequando-o à situação.

A alta qualidade e a durabilidade dos nossos equipamentos faz com que sua manutenção seja baixa e, quando necessária, o suporte técnico é imediato, dada a proximidade da empresa com seu cliente.

A Marangoni tem seus princípios embasados na conscientização ambiental e na fabricação de produtos de alta performance, visando sempre o bem-estar animal e a prosperidade do cliente.

Gostou do nosso artigo? Tem interesse nos ventiladores de conforto animal da Marangoni e gostaria de ter mais informações a respeito dos nossos equipamentos e da nossa empresa? Entre em contato conosco! Nossa satisfação é bem atendê-lo!

Deixar comentário.

Share This