Avicultura

Conforto animal na avicultura: conheça as soluções da Marangoni

Escrito por Marcelo Raimundo

Em meio ao momento economicamente delicado que o Brasil está atravessando, a agropecuária se mantém como um dos setores mais resistentes e favoráveis para a recuperação de empregos no país. Nesse ramo, a indústria aviária é responsável por volta de 1,5% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional e tende a crescer nos próximos anos. Uma das razões para esse progresso é o investimento em conforto animal na avicultura.

O Brasil se mantém no topo do mercado internacional, há 12 anos, como o maior exportador de carne de frango, segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), e está presente em cerca de 150 países. E o mérito desse sucesso é todo do produtor. O avicultor brasileiro percebeu que, para atender aos padrões globais de exigência de qualidade é necessário estar em constante atualização e aplicar melhorias assertivas em ambiência.

Contudo, que melhorias são essas que calcam a representatividade brasileira no mercado internacional e também preservam o alto consumo nacional de carne de frango? Como a Marangoni atua nesse cenário? Acompanhe a leitura do artigo que preparamos para você e entenda! 

O bem-estar animal como axioma na avicultura

Apesar de os primeiros programas de melhoramento genético aviário terem se iniciado nos anos 1950 no Brasil, foi nas décadas de 1980 e 1990 que a seleção de raças e o desenvolvimento de linhagens tiveram mais expressividade com estudos na Embrapa. Entretanto, os baixos incentivos governamentais e o domínio de multinacionais na produção de matrizes deixaram mais lenta essa área do conhecimento.

Os frangos, hoje, têm maior flexibilidade imunológica e fisiológica, além de apresentarem crescimento acelerado e grande eficiência alimentar. No entanto, a cadeia de produção aviária recebe um extraordinário impulso quando o aprimoramento genético é aliado a boas práticas de manejo e conforto animal, a uma alimentação balanceada e ao controle sanitário dos animais e da granja.

Quando o produtor assegura aos animais condições próprias embasadas nas premissas do seu bem-estar — livres de medo, de fome, de sede, de doenças, de desconforto e sem restrição para comportarem-se naturalmente — é que ele pode observar o desempenho dos frangos no seu nível máximo.

Além do notório aumento na produtividade do negócio, garantir o conforto animal na avicultura é uma questão humanitária e ética. Dentro desse espectro, protegê-los do estresse térmico é primordial e imprescindível.

Tecnologia em ventilação — muito além do controle da temperatura

Mesmo que o advento do manejo genético tenha conferido maior resistência às doenças e ao calor, as aves continuam bastante sensíveis às alterações de temperatura. Quando submetidas ao calor excessivo ou ao frio abrupto, seu comportamento muda na tentativa de manter a homeotermia. Todavia, as mudanças no comportamento são sinais de que há desequilíbrio metabólico, o que prejudica a qualidade do produto no final do processo.

O clima brasileiro é bastante diverso, mas predominantemente tropical. O elevado número de animais dentro dos galpões somado às variações na temperatura ambiental alavancam os estudos em pesquisa e desenvolvimento no intuito de contornar essas adversidades. Concebidos dentro de parâmetros rígidos de qualidade e de estudos dirigidos por especialistas, os ventiladores da Marangoni trazem soluções que vão além do controle da temperatura.

A ventilação dentro dos abrigos é de extrema importância, pois permite a circulação e a renovação do ar e a distribuição adequada de umidade relativa. Quando submetidos a boas condições de ambiência, os animais ficam menos suscetíveis a alterações no sistema imunológico e são capazes de atingir maiores níveis na sua performance.  

A excelência dos ventiladores da Marangoni também é percebida por outros dois importantes fatores:

Diminuição do ruído

O controle de ruídos nos galpões é crucial, visto que a poluição sonora estressa os animais e desencadeia a liberação de hormônios que comprometem severamente a qualidade da carne e dos ovos das aves. Assim, o ideal é que o ventilador seja o menos ruidoso possível.

Por meio do desenvolvimento tecnológico, os ventiladores são fabricados de maneira que propiciam a passagem do ar pelas suas hélices silenciosamente.

Baixo consumo de energia

A eficiência energética é uma de nossas diretrizes. Isso significa que os nossos ventiladores são desenvolvidos para alcançar alta taxa de vazão de ar — é necessário menos força para empurrar o ar entre as pás do ventilador, diminuindo assim o consumo de energia para manter a máquina em funcionamento.

Além disso, quanto maior for a vazão de ar e mais eficiente o equipamento, menos ventiladores serão necessários para manter a climatização adequada nos galpões. Esse fato gera mais economia nos negócios devido ao custo-benefício do investimento.

Sustentabilidade e responsabilidade social — alicerces da Marangoni

Os 70 anos de história da Marangoni são traduzidos pelo objetivo de estabelecer o conforto animal na avicultura, pecuária leiteira e suinocultura, visando sempre à prosperidade do cliente. Junto a isso, as nossas pesquisas em tecnologia jamais esquecem a meta de diminuir os impactos ambientais.

Os nossos equipamentos são desenvolvidos conjuntamente com painéis fotovoltaicos que captam energia solar e reduzem, consequentemente, o consumo de energia provinda de fontes tradicionais, dando prioridade às fontes limpas e renováveis. A sustentabilidade advém do equilíbrio entre o investimento e a sua taxa de retorno (ROI) e o respeito à natureza.

Alta durabilidade e baixa manutenção               

A tradição da Marangoni conduziu à fabricação de ventiladores de maior durabilidade. Equipamentos que aliam robustez e potência, e sejam altamente resistentes ao uso frequente e contínuo, são o diferencial das nossas máquinas.

Dado o seu potencial durável, a manutenção dos ventiladores é quase nula. Entretanto, quando um conserto ou substituição do equipamento se faz necessário, o atendimento é rápido e eficaz, uma vez que a nossa empresa é totalmente nacional.

A Marangoni tem consciência das altas exigências do mercado e dos consumidores. Os nossos ventiladores traduzem com responsabilidade ambiental e tecnológica a preocupação com o sucesso do empreendimento. E a nossa proximidade com o cliente garante a aliança entre lucratividade e sustentabilidade.

Este artigo esclareceu as suas dúvidas a respeito das soluções que a Marangoni oferece para garantir o conforto animal na avicultura? Gostaria de saber mais informações sobre os nossos equipamentos? Entre em contato conosco, teremos satisfação em atendê-lo!

Deixar comentário.

Share This