Conforto Animal

6 dicas para melhorar o atendimento nas cooperativas

O que faz um cliente voltar a procurar uma empresa? Essa é uma pergunta que todo empreendedor deve ter em mente ao abrir ou gerenciar um negócio. Mais do que a qualidade no produto ou no serviço oferecido, o bom atendimento nas cooperativas pode fazer toda a diferença quando se fala em fidelização do cliente e rentabilidade da companhia.

Em épocas de crise, a desconfiança do consumidor se salienta como uma forma (inconsciente) de proteger seu patrimônio. Frente a isso, ser mal recebido pode ser a causa definitiva para um cliente nunca mais retornar. Contudo, os prejuízos decorrentes de uma má assistência podem ser mais devastadores do que se imagina.

Mas quais são os efeitos da negligência com os clientes e o que fazer para melhorar o atendimento nas cooperativas agrícolas? Qual a importância disso para o bom funcionamento desse sistema de gestão? Continue conosco e descubra! Boa leitura!

A importância do bom atendimento nas cooperativas

O primeiro contato do cliente com uma empresa se dá por meio de um atendimento. E encarar uma situação desconhecida é muito mais fácil e agradável quando se é bem recebido, não é mesmo? O suporte ao consumidor pode ser o diferencial de uma marca, de uma empresa e de uma cooperativa.

Muito além da qualidade nos produtos e serviços, quem procura uma empresa busca por educação, boa vontade e disponibilidade para solucionar o seu problema. E, caso a questão não seja solucionada de imediato, o cliente espera ser acolhido e ter a segurança de que a cooperativa vai ajudar no que for possível. Em resumo, o que se espera é um espaço de diálogo.

Consequências de um mau atendimento

A maior consequência do mau tratamento é a perda de cooperados. Nunca é somente um cliente que se vai. A propaganda boca a boca é uma das mais eficientes formas de publicidade devido à credibilidade arraigada no relato de um consumidor. Se o cooperado se sentir insatisfeito com o atendimento, ele não recomendará mais a seus pares a empresa.

O contrário também é verdadeiro: uma boa assistência conquista e fideliza os consumidores, uma vez que eles próprios fazem a referência e a recomendação dos serviços. Em um sistema de gestão onde os cooperados são, ao mesmo, donos e clientes do negócio, ter uma boa reputação é fundamental.

Mas como melhorar? Veja algumas dicas!

1. Seja cordial e empático

Lidar com pessoas nem sempre é fácil, principalmente se o cliente está insatisfeito. É essencial ter educação e empatia com o cooperado. Seja firme, cordial e demonstre que está trabalhando ao lado dele para resolver a adversidade.

2. Sempre responda à solicitação

Assim que receber um chamado, escute com atenção o que o cliente fala. Entenda o que ele precisa e deixe claro que sua meta é solucionar a questão levantada, seja ela qual for.

3. Seja dinâmico e dedicado

Um cliente insatisfeito ou com um problema em aberto busca por agilidade e rapidez. Portanto, minimize as etapas para chegar à solução. Divida, com objetividade, as estratégias para a assistência com um ou mais atendentes.

4. Conheça o seu cooperado

Ao conhecer o seu público, você tem condições de saber mais facilmente o que ele deseja e quais são os seus problemas. Assim, o cooperado se sente compreendido e acolhido pela empresa.

5. Demonstre confiança e conhecimento

É imprescindível que a pessoa que tem contato com o cliente conheça o produto ou o serviço oferecido. Isso gera a segurança de que o transtorno será corrigido. O atendente deve estar atento desde a maneira como se fala com o cooperado até a sua capacidade de sintetizar o problema e repassá-lo para a equipe.

6. Melhore com o feedback

A melhor forma de melhorar o atendimento ao público é ouvir a opinião do cliente e levar a sério suas insatisfações. Dê espaço para eles opinarem e execute as mudanças necessárias tendo como base esse retorno, seja ele bom ou mau.

Somar a qualidade dos produtos e dos serviços com a habilidade no atendimento é a melhor receita para ter a confiança e a fidelidade do cooperado.

Gostou do nosso artigo sobre como melhorar o atendimento nas cooperativas? Tem experiências para compartilhar conosco? Então deixe seu comentário no post!

Deixar comentário.

Share This