Avicultura

O que levar em conta ao escolher equipamentos para avicultura

A prática da avicultura no Brasil teve início tão logo os portugueses chegaram aqui. Mas foi a partir da década de 1950 que o mercado começou a crescer, graças ao advento do manejo genético, do controle sanitário, da alimentação balanceada e do desenvolvimento tecnológico em equipamentos agroindustriais.

O Brasil é o segundo maior produtor de carne de frango do mundo e, há mais de dez anos, se mantém como o maior exportador da ave, entrando no mercado de mais de 150 países. Para se destacar nesse cenário nacional e mundial — que cresce mais a cada ano — é preciso se adequar às exigências do agronegócio, mas diferenciando-se com inovação.

Entretanto, também é necessário ter cautela na hora de optar pelas melhorias na infraestrutura de produção. Tomar uma decisão bem ponderada é o primeiro passo para o caminho do sucesso.

Você está pensando em aumentar e melhorar a produtividade da empresa, mas não sabe o que deve levar em consideração ao escolher equipamentos para avicultura? Para esclarecer essa dúvida e trazer mais informações a respeito, preparamos este artigo para você! Boa leitura!

A importância da escolha de bons equipamentos para a eficiência na avicultura

A produtividade e a eficiência na criação de aves estão diretamente relacionadas com o bem-estar animal. Propiciar conforto aos animais, além de ser uma questão ética, possibilita uma expressividade maior das qualidades das aves como produto final. A ambiência bem estruturada, com equipamentos modernos e automatizados, garante proteção e comodidade a eles.

O controle de um ambiente adequadamente climatizado, com temperatura, umidade e luminosidade ideais, reduz o estresse dos animais, o que leva ao aumento da produção. As aves apresentam melhor desempenho devido às boas condições em que vivem, diminuindo gastos e ampliando, assim, a rentabilidade do agronegócio.

A instalação de bons equipamentos é primordial para o bom andamento da avicultura. Maquinários desenvolvidos para criar as melhores condições dentro dos galpões diminuem a mão de obra e asseguram estabilidade em todas as etapas de criação e produção.

Um ventilador de alta qualidade propicia esse controle do clima, regulando a temperatura e a umidade com a ventilação apropriada para o tamanho do galpão. Mas também assegura redução do ruído sonoro — fator de extrema importância quando o assunto é conforto animal.

A escolha dos melhores equipamentos agroindustriais

Quando se trata de aumentar a rentabilidade de um negócio que tem como cerne os recursos naturais, a palavra-chave é equilíbrio.

A aquisição de equipamentos agroindustriais está mais acessível aos micro/pequenos empreendedores, uma vez que há incentivo para a avicultura. Contudo, é importante salientar alguns pontos a serem considerados em relação ao custo-benefício da compra:

Custo do equipamento e demanda energética

Nesse quesito, não somente o valor do equipamento está em jogo, mas também o fator de consumo de energia que demanda determinado equipamento. O que deve ser levado em conta é a eficiência energética.

O consumo de energia de um ventilador, por exemplo, é diretamente ligado à sua vazão, mas graças à pesquisa e desenvolvimento tem-se um ventilador com grande capacidade de vazão, sem aumento considerável de energia.

Nesse mercado, há uma procura por equipamentos de baixo consumo de energia. Há um cálculo preciso entre a ventilação adequada e necessária para cada metro quadrado de granja, ou seja, a demanda por bons ventiladores é significativa.

A busca de equipamentos que exijam baixo consumo energético faz com que haja investimento em outras fontes alternativas e renováveis de energia, como os painéis solares. Assim, quanto maior for a necessidade de energia para controle de temperatura e a humidade, maior será também o investimento em energia solar.

O uso de sistemas solares de energia promove outro ponto positivo, além menor custo de produção através da economia de energia, é a diminuição do da dependência da concessionária de energia. Já houveram vários casos de perda de animais devido a falta de energia elétrica. 

Durabilidade

A qualidade de um equipamento também está ligada à sua durabilidade. É importante ter equipamentos robustos, potentes e resistentes, que não estraguem com facilidade devido ao seu uso contínuo, conferindo maior confiabilidade ao seu funcionamento. Em longo prazo, a escolha de um material que se conserve com o passar do tempo é sempre a mais sábia.

Manutenção

A longa durabilidade do maquinário reduz a necessidade de manutenção dos equipamentos. Esse é um ponto importante a ser levado em conta, uma vez que o investimento inicial no equipamento é compensado pela baixa demanda de manutenção.

Tecnologia avançada

Não é possível inovar com equipamentos obsoletos. Para que haja a união entre sustentabilidade, produtividade, rentabilidade e bem-estar animal é fundamental que os equipamentos sejam desenvolvidos pela ciência e tecnologia.

A opção pelo melhor fabricante ou fornecedor

Tendo em mente todos os tópicos levantados anteriormente, somados ao impulso que a inovação tecnológica dá ao agronegócio, agora é hora de fazer o balanço do custo-benefício sobre o melhor fabricante. Cabe ressaltar que uma mudança só é considerada inovadora quando gera lucro para o empreendedor.

Um dos fatores que vale ser considerado é a questão da garantia de produção local dos equipamentos. A Marangoni é uma empresa totalmente brasileira, que produz o seu maquinário em solo nacional, com tecnologia desenvolvida a partir de pesquisa e desenvolvimento.

Isso assegura uma resposta imediata a qualquer contratempo, caso haja a necessidade de manutenção ou de substituição do material, mesmo que muito remota. Essa é uma assistência que gera confiabilidade e segurança ao empreendedor.

A preocupação de buscar o máximo em conforto e bem-estar animal — um dos pilares da Marangoni — é outro aspecto que deve ser seriamente considerado. A busca de mais humanização e empatia no tratamento dos animais é uma realidade na vida, não só dos empreendedores, mas também dos consumidores.

Uma empresa que tem consciência ambiental, sabe das fragilidades e efemeridades dos recursos da natureza e que consegue traduzir esses valores em produtos eficientes e sustentáveis torna-se referência para a sociedade, abrangendo um importante campo no mercado. Há mais de 50 anos, a Marangoni edifica a sua história sobre esses alicerces.

Os investimentos na aquisição de equipamentos agroindustriais, quando bem pensados, selecionados e escolhidos, serão refletidos na alta qualidade da proteína animal produzida. Esse resultado é o que coloca o país no primeiro lugar como grande exportador de carne de frango no mundo.

Nosso artigo foi útil para você? Esperamos tê-lo ajudado a entender a importância de ter bons equipamentos agroindustriais na avicultura. 

Quer continuar recebendo informações sobre este e outros assuntos? Assine a nossa newsletter e mantenha-se sempre atualizado!

Sobre o autor

Marangoni Conforto Animal

Deixar comentário.

Share This